RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRO DE 2024 - Horário 3:40
nbe
ECO/ PRNewswire - A COP16 começará na Arábia Saudita, enquanto o mundo busca soluções urgentes para a degradação da terra, a desertificação e a seca

Dignitários globais, formuladores de políticas, cientistas e ONGs chegam a Riad antes da reunião "crítica" da ONU para restaurar terras

RIAD, Arábia Saudita, 2 de dezembro de 2024 /PRNewswire/ -- A maior reunião da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) está marcada para começar em Riad, com uma agenda repleta de ações para impulsionar ações multilaterais sobre degradação da terra, seca e desertificação. Dignitários, formuladores de políticas, instituições globais, empresas, ONGs e principais partes interessadas estão chegando à capital da Arábia Saudita antes de uma conferência crítica para acelerar as iniciativas globais de restauração de terras e resiliência à seca.

De 2   a 13  de dezembro, os primeiros dias da COP16 da UNCCD estão marcados para ver uma série de cúpulas de alto nível, diálogos ministeriais e anúncios para enfrentar os desafios prementes associados à degradação da terra, degradação e seca. No dia 2 de dezembro  , a Presidência da UNCCD da Arábia Saudita lançará a inovadora Riyadh Global Drought Resilience Initiative (Iniciativa de Resiliência Global à Seca de Riade), para acelerar a ação internacional sobre a resiliência à seca e garantir uma abordagem global mais coesa e proativa para combater a seca.

Reforçar a resiliência global à seca é um ponto focal da COP16, e a Cúpula One Water de alto nível acontecerá em Riad em 3 º de dezembro para enfrentar a escassez global de água e os desafios hídricos. Originalmente anunciada à margem da COP28 em parceria com a Arábia Saudita, a cúpula visa melhorar a governança global da água e contará com o envolvimento do Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, do Presidente da República do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, e do Presidente do Banco Mundial, Ajay Banga.

Em conjunto, o Fórum da Iniciativa Verde Saudita (SGI) (de 2 a 3 de dezembro) incluirá centenas de formuladores de políticas, líderes empresariais e especialistas no assunto de todo o mundo no Pavilhão SGI dedicado na Zona Verde da COP16 para explorar o progresso feito pelas trilhas de energia e meio ambiente da SGI, compartilhando melhores práticas e projeções futuras. O Segundo Fórum Internacional sobre Tecnologias de Ecologização também acontecerá na Zona Verde entre os dias 6 e 8 de dezembro, incluindo dezenas de sessões personalizadas para explorar soluções, inovações e lições aprendidas com projetos globais de ecologização, além de mostrar a pesquisa científica associada a projetos de restauração em todo o mundo.

"Este é um momento crítico para abordar a degradação da terra, a seca e a desertificação", disse o Dr. Osama Faqeeha, Vice-Ministro do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente, Água e Agricultura e Conselheiro da Presidência da COP16 da UNCCD. "Por muito tempo, essas crises globais devastadoras não receberam a atenção que merecem no cenário internacional. Como anfitriões, damos as boas-vindas ao mundo em Riade para ajudar a encontrar soluções duradouras. Entregaremos a maior COP da UNCCD até o momento, para mobilizar ações multilaterais sobre restauração de terras e resiliência à seca ", acrescentou o Dr. Faqeeha.

A Presidência da COP16 da Arábia Saudita também deve fortalecer a Agenda de Ação, incentivando governos e atores não estatais a defender iniciativas que ofereçam soluções duradouras para a degradação da terra, desertificação e seca. Como parte da Presidência da COP16, a Arábia Saudita pretende trabalhar com os defensores dessas iniciativas para fortalecer as sinergias entre eles nos próximos dois anos.

"A Agenda de Ação da COP16 estabelece uma visão e objetivos ambiciosos para aproveitar as energias coletivas de atores não estatais, incluindo empresas, agricultores, regiões, cidades, instituições financeiras, investidores, sociedade civil e povos indígenas, para catalisar soluções práticas e impulsionar o progresso mensurável em direção aos objetivos da UNCCD", disse Nigel Topping, fundador da Ambition Loop e ex-campeão de alto nível da ONU sobre mudanças climáticas na COP26.

A COP16 em Riad é a primeira conferência da UNCCD a ser realizada na região do Oriente Médio, a primeira a apresentar uma Zona Verde e a maior conferência multilateral já organizada pela Arábia Saudita. De acordo com a UNCCD, a degradação da terra afeta quase 40% do planeta e impacta a vida de mais de 3,2 bilhões de pessoas. Todos os anos, 100 milhões de hectares de terra são degradados, com a frequência e intensidade da seca aumentando em quase um terço desde 2000.

Sobre a COP16 Riade

A conferência da COP16 da UNCCD acontecerá de 2 a 13 de dezembro de 2024, no Boulevard Riyadh World, na Arábia Saudita. A conferência, com o tema Nossa Terra. Nosso Futuro marcará o 30º aniversário da UNCCD e visa garantir ações multilaterais em questões críticas como resiliência à seca, posse da terra e tempestades de areia e poeira.  

Para mais informações sobre a UNCCD COP16 ou para registrar seu interesse em participar da Zona Verde, visite [ UNCCDCOP16.org|https://www.unccdcop16.org/]

Logo: [ https://mma.prnewswire.com/media/2556588/5024165/UNCCD_COP16__Logo.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2556588/5024165/UNCCD_COP16__Logo.jpg]

 

View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/a-cop16-comecara-na-arabia-saudita-enquanto-o-mundo-busca-solucoes-urgentes-para-a-degradacao-da-terra-a-desertificacao-e-a-seca-302319415.html

FONTE UNCCD COP16


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.