QUARTA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2024 - Horário 7:20
nbe
ECO/ PRNewswire - A ascensão da China impulsiona o desenvolvimento do Sul Global
BEIJING, 11 de dezembro de 2024 /PRNewswire/ -- Com informações de China.org.cn
A economia chinesa está passando de um crescimento quantitativo para um desenvolvimento qualitativo, impulsionado por novas forças produtivas de alta qualidade. Muitos países que hoje são considerados desenvolvidos e avançados também passaram por essa transição, mas o que torna o processo diferente para a China é o fatode ser o maior país em desenvolvimento do mundo, mantendo relações comerciais não apenas com países desenvolvidos, mas também com países em desenvolvimento ? com a maioria dos países do globo, na verdade..
Graças à reforma e abertura, a China atingiu essa estapa crítica de transformação econômica e se tornou a segunda maior economia do mundo. A reforma e abertura da China podem ser divididas em quatro fases distintas.
No plano externo, o aumento das tensões globais despertou a necessidade de conceber um novo paradigma de desenvolvimento, especialmente para alcançar a autossuficiência em áreas estratégicas, como ciência e tecnologia. Ao mesmo tempo, a China se comprometeu a aprofundar a cooperação e expandir o comércio com outros países, além de atrair mais investimentos estrangeiros para o país.
Aqui, é importante destacar a relação entre a China e os demais países em desenvolvimento, considerando que a China é o país mais influente do Sul Global. Para muitos no Ocidente, o Sul Global é representado principalmente pelo BRICS Plus. Em qualquer caso, não se pode negar que o bloco BRICS Plus tem desempenhado um papel cada vez mais importante em outras instituições, incluindo o G20, especialmente porque a presidência do G20 é rotativa e, portanto, ocupada por países em desenvolvimento como China, Índia e Brasil em intervalos regulares. Por exemplo, a Reunião dos Ministros de Relações Exteriores do G20 deste ano foi realizada no Rio de Janeiro, Brasil, em fevereiro.
Como a maior economia da América Latina e membro fundador do BRICS, o Brasil está se posicionando como um dos líderes do Sul Global. A Cúpula do G20, prevista para novembro de 2024 no Rio de Janeiro, será a primeira realizada no Brasil. Enquanto a Índia ocupou a presidência do G20 no ano passado e o Brasil detém a presidência atual, no próximo ano será outro membro do BRICS, a África do Sul, a ocupar a presidência do G20.
[http://spanish.china.org.cn/test/txt/2024-11/14/content_117545135.htm|http://spanish.china.org.cn/test/txt/2024-11/14/content_117545135.htm]
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/a-ascensao-da-china-impulsiona-o-desenvolvimento-do-sul-global-302328828.html
FONTE China.org.cn