RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2025 - Horário 18:34
nbe
ECO/ PRNewswire - CGTN: Como a China Acelera o Desenvolvimento de IA e Avança na Cooperação de Alta Qualidade com o Sul Global

PEQUIM, 30 de abril de 2025 /PRNewswire/ -- A CGTN publicou um artigo sobre a turnê de inspeção do presidente chinês Xi Jinping ao leste de Xangai, na China. Focando em suas visitas a uma incubadora de IA e ao Novo Banco de Desenvolvimento, o artigo destaca os esforços da China no desenvolvimento do setor de IA para promover a inovação tecnológica e sua disposição de fortalecer a cooperação em projetos com o banco, além de focar no desenvolvimento ecológico, inovador e sustentável para alcançar mais resultados.

Uma plataforma de ecossistema de inteligência artificial, apelidada de "supermercado de IA", fez sua estreia em Xangai em fevereiro, oferecendo acesso único a recursos de IA, como modelos DeepSeek, poder computacional subsidiado pelo governo e corpus de alta qualidade.

A iniciativa marca o mais recente avanço do Centro de Inovação de Modelos Básicos de Xangai ? uma incubadora de grandes modelos que abriga mais de 100 empresas.

Com uma extensão de mais de 60.000 metros quadrados, a incubadora oferece aos desenvolvedores recursos para o crescimento do ecossistema, incluindo 18 políticas de apoio, como subsídios computacionais, redes de arrecadação de fundos e plataformas de dados abertos.

Ao visitar a incubadora na terça-feira como parte de sua turnê de inspeção em Xangai, o presidente chinês Xi Jinping pediu que a cidade assuma a liderança no desenvolvimento e na governança de IA, além de acelerar a construção de um polo de inovação científica e tecnológica com influência global.

A viagem de inspeção ocorreu quatro dias após a liderança da China realizar uma sessão de estudo dedicada à IA, onde o presidente Xi pediu um avanço neste setor estratégico.

Polo de inovação tecnológica

Inaugurado oficialmente em 2023, o centro é um dos primeiros incubadores e aceleradores dedicados da China para modelos de IA em larga escala. Seu objetivo é fortalecer a busca de Xangai por estabelecer um centro de setor de IA de nível mundial e globalmente competitivo.

Para consolidar a base para as empresas residentes, o centro estabeleceu cinco grandes plataformas funcionais: despacho de poder computacional, dados abertos, serviços de avaliação, serviços financeiros e serviços abrangentes, oferecendo suporte às empresas em termos de corpus de texto e recursos computacionais, fundos de investimento e orientação para registro.

Enquanto isso, ele também estende suporte prioritário a políticas para acelerar as estreias mundiais de vários modelos pequenos de cenários verticais nos principais domínios de aplicação, como consumo, entretenimento, finanças e outros, agilizando a integração das inovações de grandes modelos em diversos setores.

"A tecnologia de IA está evoluindo rapidamente e entrando em uma fase de crescimento explosivo", disse Xi, encorajando a cidade a reunir experiências bem-sucedidas na incubação do setor de IA e a assumir a liderança no desenvolvimento e na governança de IA.

Em um único edifício, empresas de toda a cadeia do setor de modelos fundamentais se reúnem, criando um ambiente ideal para colaboração. As empresas que optam por se estabelecer aqui incluem fornecedores de tecnologias fundamentais, desenvolvedores de aplicações, designers de cenários, apoiadores de poder computacional e profissionais de marketing de produtos.

Em resposta ao rápido desenvolvimento das empresas residentes para atender à necessidade do centro por mais talentos, o Distrito de Xuhui, em Xangai, revelou um plano global de recrutamento de talentos em IA e lançou o West Bund International Talent Hub para atrair talentos para as empresas.

O centro de talentos também abrigou a Associação de Jovens Empreendedores da Indústria Emergente de Xangai, apoiando ainda mais os jovens talentos empreendedores a impulsionarem a inovação.

"A IA é um setor nascente e que também pertence aos jovens", disse Xi enquanto participava de um salão com jovens inovadores, incentivando-os a continuar demonstrando seus talentos e habilidades para avançar na modernização chinesa.

Desenvolvimento de alta qualidade do Sul Global

No mesmo dia, o presidente Xi também visitou o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e se encontrou com Dilma Rousseff, presidente da instituição.

Observando que a cooperação mais ampla dos BRICS entrou em uma etapa de desenvolvimento de alta qualidade, ele afirmou que o banco está prestes a iniciar sua segunda década de ouro de desenvolvimento de alta qualidade.

Como um banco de desenvolvimento multilateral fundado pelas nações do BRICS, o NDB aprovou mais de 100 projetos em todos os países membros, totalizando aproximadamente US$ 35 bilhões até o final de 2023, protegendo o desenvolvimento econômico dos países membros e contribuindo para a melhoria do sistema de governança econômica global.

Desde projetos ferroviários urbanos na Índia e projetos de energia eólica ecológica no Brasil até projetos rodoviários na China, o banco, com seu modelo de cooperação eficiente e pragmático, enriqueceu a prática da cooperação Sul-Sul, estabelecendo um exemplo para a cooperação multilateral.

Chamando o banco de "uma iniciativa pioneira para a unidade e o aprimoramento do Sul Global", Xi pediu ao NDB que considere as necessidades de desenvolvimento do Sul Global e forneça mais financiamento de infraestrutura de alta qualidade, baixo custo e sustentável.

O unilateralismo e o protecionismo prejudicam a estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos, de acordo com Rousseff, acrescentando que o banco continuará a contribuir para o desenvolvimento dos países em desenvolvimento e dos mercados emergentes.

Para mais informações, clique:

[https://news.cgtn.com/news/2025-04-29/How-China-speeds-up-AI-development-advances-Global-South-cooperation-1CY5Xuxjp7O/p.html|https://news.cgtn.com/news/2025-04-29/How-China-speeds-up-AI-development-advances-Global-South-cooperation-1CY5Xuxjp7O/p.html]

View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/cgtn-como-a-china-acelera-o-desenvolvimento-de-ia-e-avanca-na-cooperacao-de-alta-qualidade-com-o-sul-global-302443362.html

FONTE CGTN


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.