RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2025 - Horário 14:02
nbe
ECO/ PRNewswire - Instituto Ecofuturo promove programa de intercâmbio intercultural com educadores chineses

Em parceria com a Suzano Ásia, projeto une educadores e especialistas da China e do Brasil

SAO PAULO, 26 de junho de 2025 /PRNewswire/ -- O Instituto Ecofuturo desenvolve, em parceria com a Suzano Ásia e com a Tongji University, da China, o "Programa de Colaboração Sino-Brasileiro em Educação e Natureza". A iniciativa reúne especialistas em educação da China, representantes do Centro de Educação Ambiental e Comunicação do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China e educadores do Centro Educacional Jabuti, de Mogi das Cruzes (SP).



O projeto tem como objetivo promover um intercâmbio intercultural entre Brasil e China por meio de atividades colaborativas e experiências imersivas em práticas de conservação e educação ambiental. A experiência formativa é baseada na metodologia do Meu Ambiente, programa desenvolvido há 15 anos pelo Ecofuturo que busca formar cidadãos mais conscientes e engajados com a conservação ambiental.

A primeira etapa do projeto foi realizada em 26 de junho, por meio de um workshop no formato híbrido com a participação de educadores e especialistas da China. Durante o encontro, o Instituto Ecofuturo apresentou as temáticas e metodologias que desenvolve no Brasil, com destaque para o Programa Meu Ambiente. Além da exposição do contexto e das abordagens utilizadas pelo Instituto, o evento proporcionou uma troca presencial entre os especialistas chineses envolvidos na iniciativa, focada em metodologias e tecnologias pedagógicas voltadas ao ensino sobre meio ambiente e biodiversidade.

Na ocasião, participaram representantes de instituições acadêmicas, como a Universidade Tongji; do setor filantrópico e corporativo, como a Fundação Fosun; e de organizações não governamentais dedicadas à conservação ambiental, incluindo o World Wide Fund for Nature China (WWF China), The Nature Conservancy China (TNC China) e o Environmental Defense Fund China (EDF China). Também estiveram presentes representantes de áreas protegidas e centros de pesquisa, como a Reserva Natural Nacional de Tangjiahe e o Jardim Botânico Chenshan de Xangai, bem como organizações da sociedade civil, como a Green Anhui e a Fundação de Conservação dos Manguezais e Áreas Úmidas de Shenzhen. O evento contou ainda com a participação de estudantes de destaque da Divisão Internacional da Escola Secundária de Xangai e da Escola de Ensino Médio de Línguas Estrangeiras de Qingpu.

"Esperamos com essa iniciativa criar uma ponte viva entre Brasil e China na agenda da educação e da natureza. Temos muito o que aprender uns com os outros, e, a partir do reconhecimento e de similaridades e diferenças, otimizar as nossas práticas para abordagens e metodologias de ensino e de proteção ambiental cada vez mais inovadoras", diz Valéria Blos, Diretora Geral do Ecofuturo.

"Como uma ponte verde entre a China e o Brasil, a Suzano Ásia está comprometida em promover o desenvolvimento sustentável. Esperamos aprofundar as colaborações para formar a próxima geração de líderes em sustentabilidade" comenta Heidi Su, diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Marca da Suzano Ásia.

"Este workshop representa um salto da teoria para a prática, estabelecendo um marco de referência para a colaboração ecológica entre China e Brasil. Esperamos coescrever um novo capítulo na educação ambiental junto com a Suzano e o Ecofuturo" afirma Professor Dong Nannan, do Colégio de Arquitetura e Planejamento Urbano da Universidade de Tongji.

O projeto se estende até o mês de novembro deste ano e contará com atividades presenciais entre os educadores, além de uma visita, incluindo estudantes chineses e brasileiros, ao Parque das Neblinas, onde terão a oportunidade de experienciar um intercâmbio cultural e um dia de imersão na Mata Atlântica.

Sobre o Instituto Ecofuturo?? 

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Conheça mais sobre o Ecofuturo em [ecofuturo.org.br|http://ecofuturo.org.br/], e acompanhe em [facebook.com/InstitutoEcofuturo|http://facebook.com/InstitutoEcofuturo], [youtube.com/institutoecofuturo|http://youtube.com/institutoecofuturo] e [instagram.com/ecofuturo|http://www.instagram.com/ecofuturo].?? 

Sobre o Parque das Neblinas? 

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.? 

Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2720043/WhatsApp_Image_2025_06_26_at_09_17_41.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2720043/WhatsApp_Image_2025_06_26_at_09_17_41.jpg]

View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/instituto-ecofuturo-promove-programa-de-intercambio-intercultural-com-educadores-chineses-302492389.html

FONTE Ecofuturo


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.