RELEASES EMPRESARIAIS

DOMINGO, 29 DE JUNHO DE 2025 - Horário 22:46
nbe
ECO/ PRNewswire - Huawei e parceiros do setor chegam a um consenso sobre as redes de base de IA móvel, impulsionando a monetização da experiência 5G-A

XANGAI, 29 de junho de 2025 /PRNewswire/ -- Na Mobile AI Summit, organizada pela Huawei, durante o Mobile World Congress (MWC) Xangai 2025, operadoras, parceiros do ecossistema de IA, acadêmicos e parceiros do setor se reuniram para discutir as tendências do setor de IA móvel e chegaram a dois consensos principais sobre o futuro do desenvolvimento desta IA: aprimorar a experiência de uplink 5G-A é fundamental para o desenvolvimento da IA móvel; e a sinergia do serviço de rede é essencial para a monetização da experiência de IA móvel. Os participantes também prestigiaram a inauguração do projeto GSMA Foundry: Mobile Network for Thriving AI (Rede Móvel para IA Próspera), o que significa que as operadoras estão entrando na monetização da experiência e começando a construir redes centradas na experiência para IA móvel.

Sinergia do ecossistema de IA móvel para uma próspera indústria de IA móvel

Falando na cúpula, Wen Ku, presidente da China Communications Standards Association (CCSA), destacou: "A integração do 5G-A e da IA é uma das principais direções para a evolução da rede de comunicações. As iniciativas devem se concentrar no estabelecimento de padrões, na construção de integração de rede inteligente e na promoção de desenvolvimento colaborativo por meio de ecossistemas para ser pioneiro no futuro da IA móvel."

Durante a reunião de cúpula, os pioneiros do setor da Rokid, MiniMax e Unitree Robotics discutiram como os provedores de serviços de IA podem assumir a liderança em termos de concorrência diferenciada e aproveitar rapidamente novas oportunidades de mercado. Os agentes de IA estão expandindo as experiências de interações com tela sensível ao toque para interações multimodais, como voz, vídeo e computação espacial. Além disso, a IA está alcançando taxas de bits audiovisuais e precisão de modelo mais altas e utilizando redes 5G-A para reduzir a latência durante as interações para fornecer os serviços de maneira mais eficiente. Isso é vital para fornecer novos serviços contínuos, como os que envolvem interações em tempo real e chamadas de vídeo com IA de alta qualidade, que exigem uma velocidade de uplink de pelo menos 20 Mbps.

Vários palestrantes, incluindo Zhi-Quan Luo, membro estrangeiro da Academia Chinesa de Engenharia (Chinese Academy of Engineering) e membro do IEEE, representantes de operadoras e representantes da Ookla também expuseram suas práticas de IA em otimização de rede, bem como seu planejamento estratégico para adotar integralmente as tecnologias de IA. A IA está remodelando as redes móveis e o setor de telefonia móvel em geral. Isso está ajudando as operadoras a realizar a transformação digital de redes, O&M e negócios para fornecer serviços diferenciados para vários setores, apoiando assim sua transição da monetização do tráfego para a monetização dos negócios. Na cúpula, os participantes chegaram ao consenso de que uplink, latência e estabilidade são os fatores mais cruciais na medição dos recursos de rede para IA móvel.

A GigaBand potencializa a evolução da monetização da rede básica da banda larga móvel (MBB) para a IA móvel

Como fornecedora líder de tecnologia 5G-A, a Huawei compartilhou seu portfólio de soluções GigaBand. Por meio da implementação do pooling de recursos de interface aérea (AIR) e do solucionador de otimização (Optsolver) para orquestração de AIR, a GigaBand permite uma evolução suave da rede 5G-A para oferecer suporte a novos serviços de IA. Isso está ajudando as operadoras a construir redes elásticas que apresentam garantia de SLA e são adaptadas a serviços diversificados e diferenciados, como transmissão ao vivo, assistentes de IA móvel e jogos na nuvem. Por exemplo, a implantação da GigaBand em Hong Kong permitiu o compartilhamento de 4G/5G multibanda para diferentes objetivos de fornecimento de serviços, alcançando um aumento de até 2,28 vezes nas taxas de transferência de 5G e mantendo a experiência estável do usuário de 4G. Isso tem sido um grande benefício para as operadoras, que buscam construir redes 5G SA eficientes, inteligentes e de baixo carbono.

[|https://mma.prnewswire.com/media/2720762/Industry_education_research_business_representatives_Mobile_AI_Summit.html]

Com o 5G-A continuando a ser atualizado com a GigaBand e outras tecnologias inovadoras, juntamente com a inovação colaborativa do ecossistema em todos os setores, a IA móvel está se transformando em um novo mecanismo que impulsiona o crescimento da receita do setor móvel e traz às pessoas uma nova vida digital com serviços inteligentes onipresentes.

O MWC Shanghai 2025 foi realizado de 18 a 20 de junho em Xangai, na China. Durante o evento, a Huawei apresentou seus mais recentes produtos e soluções no Hall N1 do Shanghai New International Expo Center (SNIEC).

A adoção comercial do 5G-Advanced está se acelerando em 2025. A Huawei colabora com operadoras globais, especialistas do setor e formadores de opinião para explorar como as inovações em IA podem ser usadas para remodelar os serviços, a infraestrutura e as operações de telecomunicações para gerar novas fontes de receita e acelerar a transição para um mundo inteligente.

Para obter mais informações, acesse: [https://carrier.huawei.com/en/events/mwcs2025|https://carrier.huawei.com/en/events/mwcs2025]

Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2720762/Industry_education_research_business_representatives_Mobile_AI_Summit.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2720762/Industry_education_research_business_representatives_Mobile_AI_Summit.jpg]

View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/huawei-e-parceiros-do-setor-chegam-a-um-consenso-sobre-as-redes-de-base-de-ia-movel-impulsionando-a-monetizacao-da-experiencia-5g-a-302494041.html

FONTE Huawei Technologies Co., Ltd


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.